top of page
Buscar

Instagram lança funcionalidade de controle de tempo



Instagram e Facebook, lançaram oficialmente a funcionalidade de gestão de tempo, para que os usuários passem a controlar melhor o uso das redes sociais.


A ferramenta foi desenvolvida com base no feedback de usuários e em parceria com especialistas em saúde mental. A ideia é não apenas ajudar os usuários a entender quanto de seus dias gastam nas plataformas, mas também aproveitá-lo da melhor maneira possível.


Para isso, o Instagram criou um painel específico com informações e métricas sobre o tempo de uso do aplicativo nos últimos sete dias com gráfico de barras, média de permanência por dia, alerta diário quando há excesso de uso da rede e, por fim, configurações que ajudam a limitar as notificações do aplicativo.


No Instagram, foi criada a sessão “Sua Atividade” dentro da página de configurações. Na parte superior temos as métricas e na parte inferior as opções para definir um lembrete diário que vai alertar você quando atingir o tempo que estipulou para aquele aplicativo. Além disso, você está livre para alterar ou cancelar o lembrete a qualquer momento.


Vale lembrar que ao você atingir o seu limite diário informado na notificação, o Instagram não vai bloquear seu acesso, ele apenas emitirá notificações informando que você já passou tempo demais olhando para a sua timeline.


Outra função se refere à limitação das notificações. Para reduzir as notificações das redes sociais por um período de tempo, basta tocar em “Configurações de notificação” para acessar a nova ferramenta de “Silenciar Notificações Push”.


Mas adivinhem, sempre que novos recursos são disponibilizados pelo Instagram, eles são liberados aos poucos e devem chegar “em breve” a todos os usuários. Os americanos devem ser os primeiros a receber as novidades, que ainda não têm data prevista para chegar no Brasil.


Você deve estar se perguntando: Qual o impacto dessa funcionalidade no meu negócio no Instagram?


Bom, ainda é muito cedo para se falar disso, tão pouco há dados e estatísticas sobre as pessoas que estão usando. Mas podemos notar que um grande desafio vem por aí. E precisamos começar a pensar em estratégias de diferenciação.


Se antes as empresas já estavam trabalhando incansavelmente para produzir conteúdo relevante, de qualidade e chamativo para seus seguidores, com estas funcionalidades elas terão que ser ainda mais criativas e assertivas em sua comunicação.


Não só pelo fato do controle de tempo, tendo em vista que o usuário pode apenas “ignorá-lo” e continuar passando o mesmo tempo que passava antes navegando, mas pela possibilidade de bloqueios das notificações. Então se antes vários seguidores recebiam suas notificações, agora essa quantidade pode ser reduzida se eles marcarem essa opção, mesmo que por um determinado período.


Claro que precisamos acompanhar a aceitação e a utilização destes recursos por parte dos usuários, mas isso já nos acende uma “luzinha” que a estratégia de marketing do negócio no Instagram deve se adaptar, e quanto antes estejamos preparados mais a frente da concorrência estamos.


Outra novidade, é que recentemente, a Apple também anunciou que o sistema operacional iOS 12 incluiria várias funções para controlar o uso racional dos dispositivos, que foram desenvolvidas para evitar a dependência e o uso abusivo dos aparelhos, além de controlar o uso das crianças. Realmente o controle de tempo é uma tendência e veio para ficar.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Threads!

Commentaires


bottom of page