top of page
Buscar

Como aumentar as minhas vendas usando o Instagram?



Vamos começar com alguns números para te animar?


  • Você sabia que 80% dos usuários seguem um negócio no Instagram?


  • E que 30% dos usuários compraram um produto que eles descobriram na rede social?


  • Em 2018, espera-se que a receita publicitária do Instagram atinja quase US$ 7 bilhões de dólares, e


  • 80% dos influenciadores preferem o Instagram para colaboração de marca.


Mais do que comprovado, o Instagram é uma boa fonte para gerar negócios, principalmente por existirem milhares de pessoas online todos os dias. Só no Instagram Stories são 400 milhões.


No entanto, muitas empresas ainda não sabem como aproveitar os recursos que o Instagram tem a oferecer. Por isso, aqui vão dicas básicas para você que tem um perfil de negócio na rede social e deseja aumentar suas vendas.

Como vender no Instagram

1. Perfil comercial


A primeira dica de como vender no Instagram é começar a trabalhar sua base, o seu perfil na rede social. Para ter acesso às melhores funções para uma empresa, o perfil a ser usado deve ser de caráter comercial.


A conta comercial oferece recursos de análise de dados, métrica, e possibilidade de link no stories.


Depois que seu perfil estiver com a função comercial, você deverá fazer algumas otimizações simples. O objetivo dessas otimizações é passar uma boa imagem inicial do seu negócio, capaz de atrair seguidores e futuros clientes.

2. BIO (biografia ou descrição)


Preste atenção à biografia do Instagram.

A frase ali descrita deve contar para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo.


A descrição do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de conversar com seu público, fazendo-as decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página. 


Alguns pontos que não podem faltar: o diferencial da marca, o segmento no qual atua e o link do site ou Whatsapp.


  • Foto de perfil

É muito importante que a foto do seu perfil comercial faça referência à empresa. Pode ser um logotipo ou, caso sua empresa tenha por foco sua própria imagem, pode ser uma foto tirada com uma ar bem profissional, que te mostre como autoridade no assunto.


  • Não se esqueça do link para sua loja

A biografia é um dos poucos espaços do Instagram onde pode inserir um link clicável, então não deixe de lado.


Existe um aplicativo chamado Linktr.ee que te permite incluir mais links neste espaço. Coloque, por exemplo, sua página no Facebook ou canal no Youtube. 

>Nas postagens, faça uma call-to-action (CTA) que chame as pessoas para clicarem na BIO. Os usuários dessa plataforma já conhecem esse tipo de chamada, que costuma ser usada como: “LINK NA BIO”.



3. Ofereça conteúdos poderosos para seu público


Produza conteúdo relevante regularmente. Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum tipo de conteúdo, porque as pessoas vão deixar de acompanhar a sua marca. 


Você pode fazer uso de uma série de vídeos curtos respondendo alguma dúvida da sua audiência pelos stories. O mesmo pode ser feito para passar conceitos preciosos com a intenção de trabalhar as dores da sua persona. Ainda há a possibilidade de usar fotos e boas imagens com mensagens de valor, ou que convidem os seguidores à tomada de atitude.


  • Faça Lives

Pode parecer pretensioso, mas não é. Pense nos canais que você usa para falar com os seus atuais e potenciais clientes.

E com as lives no Instagram você pode se comunicar com o seu público de realmente qualquer lugar. Seja no aeroporto, dentro do uber, num hotel fazenda ou na praia…

Fazer uma live no Instagram é mais simples que em qualquer outra rede social ou plataforma.


4. Quais são os recursos disponíveis nas lives do Instagram?


Agora que você já entende o passo-a-passo básico de como fazer, eu quero te mostrar quais são as configurações e recursos que você pode usar para melhorar a experiência das suas lives.


  • Fixar comentários

Durante a transmissão, a sua audiência pode deixar comentários para interagir com você e com as outras pessoas que estão assistindo.


Conforme vão surgindo novos comentários, os antigos vão subindo na tela até desaparecer ( você ainda pode voltar neles usando a barra de rolagem).

Mas se tiver algum que você queira manter visível durante toda a live, você pode fixar esse comentário clicando e segurando nele.


Para desafixar um comentário é só repetir o mesmo procedimento de clicar e segurar.


  • Desativar comentários

Se por algum motivo, você não quiser receber comentários durante a live, você pode simplesmente desabilitá-los.

Para isso é só clicar nos … na barra de comentários, durante a transmissão, e selecionar desativar comentários.


  • Filtrar comentários

Os filtros de comentários que estão ativos na sua conta também funcionam para as lives.

Isso significa que você pode bloquear comentários com conteúdos ofensivos ou que contenham determinadas palavras-chave.


Para fazer isso, acesse as configurações do perfil do seu negócio no Instagram, vá em Controle de comentários e configure os filtros.


  • Compartilhar imagens do celular durante a live

Você pode compartilhar imagens que estão no seu celular durante a transmissão.

Para fazer isso é só clicar no quadradinho no canto inferior direito da tela e selecionar a imagem que será compartilhada.


Para remover a imagem da tela é só selecionar a opção de não usar nenhuma imagem.


  • Compartilhar perguntas feitas em stories recentes

Você já viu o recurso dos stories de postar uma caixa onde as pessoas podem enviar perguntas para você responder depois?


Pois é, essa ferramenta pode ser bastante útil na hora de preparar e fazer as suas lives.

No dia anterior você pode, por exemplo, pedir para os seus seguidores enviarem as perguntas que eles querem ver respondidas na transmissão.


E na hora da live é só você clicar no ícone da carta com uma interrogação no meio e selecionar a questão que você quer compartilhar na tela enquanto está respondendo.


  • Convidar outra pessoa para fazer parte da sua live

Numa das atualizações mais recentes, o Instagram adicionou a possibilidade de convidar outra pessoa para participar da transmissão com você.




5. Instale um App de vendas no Instagram


Alguns aplicativos inteligentes têm sincronizado com o Instagram para tornar a venda mais fácil para as marcas de todos os tamanhos. A fashion blogger Tanesha Awasthi do  Girl with Curves (Menina com curvas) usa LIKEtoKNOW.it para vender os itens que ela modela em seu feeds do Instagram.


  • Use prova social sempre que possível. 

O Instagram é uma fonte incrível de conteúdo gerado pelo usuário (muitas vezes não solicitado).


Você provavelmente sabe o valor da prova social que isso oferece. Portanto, se seu monitoramento no Instagram desenterrou uma foto fabulosa de seu produto, por que não pedir permissão do usuário que postou no Instagram para usá-l em sua próxima promoção?


6. Mantenha uma frequência nas publicações


O Instagram é uma ferramenta extremamente dinâmica, com diversas publicações rolando soltas no feed dos usuários diariamente.


Por isso, garantir presença é essencial para que sua marca não seja esquecida e engolida pelas outras.


Embora não haja uma regra quanto a um número exato de posts, o ideal é que seja publicado pelo menos um por dia.

Mas também não exagere! O excesso de publicações vai sobrecarregar o perfil dos seus seguidores e afastá-los na primeira oportunidade.


Saber em que horários publicar também é fundamental para garantir mais visualizações para o seu post: por isso, para não errar, conheça muito bem a rotina de sua persona.



Incrível né!⁣⁣ ⁣⁣ • Salve este post: Você pode precisar consultá-lo a qual quer momento.⁣⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣ • Encaminhe este post ou marque alguém: Seja legal, compartilhe esse conhecimento com quem você se importa.⁣⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣ • Comente: Me conte se esse conteúdo gerou valor para você e para seu negócio.⁣⁣⁣⁣

Desejamos sucesso na sua jornada, e esperamos fazer parte dela com muito conteúdo para você alavancar suas vendas!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Threads!

Comments


bottom of page