Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.
Hoje, a definição que encontramos na página do termo “marketing digital”, na Wikipedia, não está de toda errada, mas ainda é muito complicada e longa para ser memorizada:
“Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
Tenho quase certeza que você perdeu a atenção no trecho “(…) empresas podem utilizar por meio da (…)“, logo na primeira linha da definição.
Quando quero uma definição de marketing digital, quero algo fácil, que eu possa me lembrar e falar para quem me perguntar o que é marketing digital.
Algo como isso:
Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.
Melhorou, certo?
Agora temos uma definição simples e memorável do que é e para que serve o marketing digital.
Como Fazer Marketing Digital? Tudo o Que Você Precisa Saber
A ideia central do marketing não é somente anunciar algo com o objetivo final de vender aquilo. Se fosse assim tão simples, não existiria toda uma cultura em torno do marketing e seu impacto nas pessoas.
Muitos o consideram como uma ciência. Outros consideram que saber fazer marketing vem muito da inspiração e do dom.
A verdade é que o marketing utiliza diversas disciplinas para identificar mercados-alvo, suas necessidades e desejos, e entregar não somente produtos e serviços, mas valor, gerando lucro para quem o utiliza.
Os 8 Ps do Marketing Digital
Desenvolvido por um brasileiro e já bastante divulgado no mundo todo, os 8Ps do Marketing tem o foco no cliente. Desde a captação, passando pelo relacionamento até o seu retorno.
Ampliando o conceito do mix de marketing, os 8Ps correspondem à Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
Pesquisa
O marketing digital não só estimula pesquisa, como a trata como o início de qualquer planejamento.
É através da pesquisa – seja ela de público, mercado, canais de distribuição – que o profissional de marketing digital poderá evoluir seu planejamento, baseando toda sua estratégia em dados quantitativos e qualitativos.
Um dos benefícios que o inbound marketing e sua infinidade de ferramentas trouxe para o marketing digital foi a precisão no levantamento de dados, com métricas específicas para cada tipo de negócio, produto ou público.
Com dados precisos, o profissional pode basear e definir seu plano de ação com informações reais e assertivas acerca do que se deseja atingir.
E aqui não se trata somente de vender, mas de conhecer o mercado, conhecer seus concorrentes e, talvez, o mais importante, conhecer seu produto e seu negócio.
Planejamento
É no planejamento onde você irá reunir todo o conhecimento obtido através de sua pesquisa.
É durante o planejamento de marketing digital que se definem as ferramentas que serão utilizadas, qual o objetivo – ou objetivos – deverá ser alcançado e quais os meios para que isso aconteça.
Planejamento carrega consigo, de forma geral, um peso muito grande.
Muitas vezes é iniciado. Mas a pressa por resultados e o trabalho demandado por ele, faz com que muitos desistam no meio do caminho.
É claro, os objetivos não serão alcançados e os resultados serão muito mais baixos que o esperado.
Sim, o planejamento é uma tarefa trabalhosa, delicada e detalhista. Poucas pessoas gostam de realizá-lo; menos ainda sabem como fazê-lo.
A “facilidade” com que é possível utilizar a internet para iniciar um negócio e divulgá-lo em redes sociais, cria a falsa sensação de que com pequenos tutoriais, é possível alcançar razoável sucesso. Muitos até acreditam serem profissionais do marketing digital.
A verdade é que a falta de um bom planejamento, um plano estratégico organizado e baseado em dados e métricas precisas, pode causar consequências irreversíveis para qualquer tipo de negócio.
Em primeiro lugar, conheça seu próprio negócio. Faça uma autoanálise, levante o número de visitantes que seu site, seu blog ou página no Facebook tem.
Compare os números e procure levantar quantos destes visitantes se tornaram clientes no último mês, trimestre, semestre, ano.
Com pequenas – mas preciosas – informações como estas, é possível traçar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Eles irão te guiar no caminho para identificar e melhorar pontos fracos, delimitar indicadores de desempenho para que seja possível mensurar o alcance dos objetivos.
Com isso, surge a necessidade de projetos específicos para atingir metas e, por fim, a organização de um cronograma, citando todos os projetos e o tempo de implementação de cada um deles.
Produção
Quais as redes sociais do momento? O que a “garotada” está utilizando na internet para se comunicar, consumir, se divertir?
É muito fácil hoje abrir uma aba do navegador para cada rede social famosa e criar um perfil para o seu negócio. Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, um canal no Youtube… Um número no Whats… Espera, existe Snapchat ainda? Pra que serve o Pinterest?
Viu? É mais ou menos isso que acontece com quem não entende como funciona o marketing digital, mas quer entrar na onda do momento e ganhar um dinheirão com a internet.
Mas como sei que você não caiu de paraquedas direto nesse ponto do texto, você já sabe que depois da Pesquisa e do Planejamento, as melhores redes sociais para seu negócio já estão delimitadas.
A sua produção de conteúdo deve seguir a linguagem do seu público. Deve acontecer onde seu público se encontra. Não adianta escrever um tweet por semana, se quem consome o que você oferece, não estiver no Twitter.
(Na verdade, mesmo que ele esteja lá, um tweet por semana não vai fazer muita diferença, se seu objetivo é atingir ele por ali…)
No planejamento, é preciso saber também como utilizar as redes sociais que serão utilizadas pelo seu negócio. Entender as nuances e como funciona cada uma delas pode ser decisivo para atingir seu público e vender seu produto da melhor maneira.
Produção significa mão na massa. Procure entender como funcionam as mídias pagas na internet e desenhe seu funil de vendas.
Com o funil de vendas, você será capaz de descrever toda a jornada do seu cliente, que você conhece desde lá da pesquisa.
É com esse tipo de ação que você conseguirá desenvolver um plano de ação preciso, mensurando de quais canais estão vindo suas vendas e onde você deve investir para promover seu negócio e seu produto.
Publicação
É preciso colocar na Internet tudo o que você já fez até agora. De nada adianta produzir um conteúdo, se ele continuar lá no seu servidor.
Antigamente – na verdade, até hoje –, quando se falava em “publicar” algo, você logo imaginava grandes prensas, produzindo jornais, livros e revistas.
Era o ato de preparar todo o conteúdo escrito e produzido, para ser impresso em um meio de distribuição, para então chegar até as mãos do consumidor.
Na internet não é diferente.
Quando você pesquisa e planeja seu conteúdo, você prepara tudo para então produzir um conteúdo de qualidade, para que possa suprir alguma necessidade do seu atual ou futuro cliente.
Promoção
Seu público-alvo utiliza mais o Bing ou o Google (pode acontecer…)? Eles estão mais no LinkedIn ou Facebook? Vale a pena investir em publicidade no Twitter?
Todas estas questões não possuem uma resposta definitiva e padrão.
Na verdade, até existe uma resposta padrão sim. Curta e, em um primeiro momento, até irritante.
E ela seria: DEPENDE.
Tudo o que se relaciona à marketing digital depende de um monte de coisas. E no caso da promoção, o meio que você irá escolher para divulgar seu conteúdo e atrair mais clientes, irá depender de diversos quesitos.
Mas, como você e eu já vimos, todas as questões que precisam de resposta aqui, foram respondidas na sua pesquisa e delimitadas no seu planejamento.
Suas estratégias de Google Ads, Facebook e LinkedIn Ads, e até o uso do WhatsApp em sua campanha, devem ser delimitadas e colocadas em prática aqui.
Eu vou me alongar mais nesse assunto de compra de mídia na Internet e o uso de espaços publicitários em diversas plataformas, mais ali embaixo.
O importante é ter em mente que aqui serão utilizadas estratégias de SEM e marketing em mecanismos de busca, links patrocinados e compra de espaços reservados a mídias digitais, em sites, blogs e redes sociais.
Uma outra coisa necessária quando você pensar no P de Promoção no marketing digital, é estar bem atento ao conteúdo também.
Esteja atento às mudanças de comportamento do seu público e atualize cada um dos anúncios publicados anteriormente à essa mudança de comportamento.
Propagação
O P de Propagação está ligado ao conceito viral do conteúdo online.
Propagação diz respeito ao alcance orgânico do que você publicou, ou seja, o quão relevante é seu conteúdo, a ponto de as pessoas o compartilharem para outros conhecidos – o tradicional “boca a boca”.
A propagação acontece, primordialmente, nas redes sociais. É ali onde seu público interage com sua marca, com outras marcas e, o mais importante, com outros potenciais clientes.
A questão da viralização ainda gira em torno da dúvida e incerteza. Por mais que se “ensine” na faculdade de comunicação como viralizar um conteúdo, a verdade é que ninguém sabe REALMENTE o que vai ou não se tornar um fenômeno de compartilhamento.
Claro, estudo, pesquisa, estratégias e planejamento garantirão que seu conteúdo atinja o objetivo proposto, entregando resultados que você buscava alcançar.
Mas misturar a venda de um produto ou serviço com o conceito viral de um meme, por exemplo, é uma fórmula semelhante à Pedra Filosofal dos alquimistas.
Afinal, saber como criar um conteúdo que se espalhe naturalmente por toda a internet, revertendo em vendas e divulgação gratuita entre diversos nichos e públicos, é a mesma coisa que transformar qualquer coisa em ouro.
Mas, ei, nada de desespero! Não desista agora, jogando tudo para cima! Não é porque o vídeo de bebê rindo que você publicou na internet, buscando vender fraldas, não deu resultado, que você vai jogar a toalha!
Não procure “quebrar” a internet com seu conteúdo. Lembre-se sempre disso: RESOLVA O PROBLEMA DO SEU CLIENTE.
Produza conteúdos inteligentes, que façam seu público converter. Isso é o que importa. Produzir algo só para tentar ganhar um Leão de Cannes, mas que não atingiu o coração do seu cliente, para mim, não significa nada. Eu vejo como uma campanha que fracassou.
Personalização
Ok, sua campanha de marketing digital está começando a dar os primeiros resultados.
Os clientes começaram a entrar em contato com você, pois estão interessados no que você tem a oferecer a eles.
É claro que sua campanha está sendo um sucesso, pois você se planejou para que isso acontecesse. Suas estratégias se basearam em pesquisas e você conhece tanto seu negócio, quanto seu produto e seu público-alvo.
E é por conta desse sucesso que muita gente, mas MUITA GENTE MESMO, está falando com você agora. Você está preparado para atender todo mundo?
Lembre-se, os tempos mudaram. O cliente agora pode ter acesso a uma INFINIDADE de informações sobre o seu produto e produtos do seu concorrente. Ele pode comparar cada detalhe e decidir sua compra em pouco tempo. Tudo isso, no sofá de casa.
Então “você” precisa estar à sua disposição. Por que coloquei “você” entre aspas? Porque será praticamente impossível você ou sua equipe atenderem, pessoalmente, todas as demandas dos seus clientes.
Por isso esteja atento ao conceito de automação de marketing. Os chamados bots são uma das tendências do marketing digital dos próximos anos.
Personalizar o atendimento ao cliente de modo automático, mas que funcione e solucione o problema do seu cliente, é primordial. Isso porque esse pode ser um fator determinante para o sucesso da sua campanha e do seu produto.
Uma coisa precisa ser dita: o cliente sabe que está falando com um “robô” grande parte das vezes. E esse não é o problema.
O problema é que o cliente não quer que pareça que ele está falando com um robô.
Ele não se incomoda em ser atendido automaticamente, contanto que seja um atendimento muito bem realizado, personalizado e que atenda seus interesses e dúvidas.
Crie relatórios automatizados, que irão mostrar quais as principais objeções e dúvidas dos clientes, colaborando para plano de ações futuros.
Precisão
É muito difícil saber como criar uma campanha de marketing digital eficiente, seguindo o caminho dos 8Ps do Marketing Digital, que apresente bons resultados em algum momento.
Então, esteja pronto para tomar decisões rápidas, decidir o que precisa mudar ou não na campanha atual.
Como dissemos em Personalização, é necessário que relatórios e métricas mostrem de que maneira sua campanha está atingindo – ou não – seus clientes.
Seu planejamento de marketing digital deverá levar em consideração mudanças rápidas e adequações que permitam alterar a campanha, de modo a alcançar os resultados esperados.
Tudo isso também dará total apoio na criação e planejamento do próximo plano de ações, de outras campanhas.
A ideia aqui é colocar em prática o conceito:
“Um povo que não conhece sua história, está condenado a repeti-la.”
Essa frase, dita originalmente por Edmund Burke, importante cientista político irlandês, e imortalizada por Che Guevara, dá a ideia básica do real valor que métricas, relatórios e dados analíticos têm dentro do marketing digital.
Afinal, para que repetir o que está dando errado? E para que manter algo que deu certo, se é possível alcançar resultados ainda melhores?
Os Principais Conceitos de Marketing Digital
Antes de avançarmos, para que não fique nenhuma dúvida de ordem prática, é fundamental conhecer os principais conceitos de marketing digital.
Eles vão aparecer várias vezes ao longo deste guia – e na sua estratégia, é claro.
Persona
É o seu perfil de cliente ideal com suas características mais particulares.
A persona tem nome, idade, renda, e estilo de vida específicos.
Geralmente, é definida a partir da observação da própria carteira de clientes de uma empresa.
Lead
É o cliente em potencial.
O lead é aquele consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço.
No marketing digital, ele aparece como alguém que visitou sua página e forneceu dados pessoais para receber um material informativo, por exemplo.
Funil de Vendas
É todo o percurso percorrido pelo cliente desde que ele fica sabendo da existência da sua marca até o momento em que ele efetua a compra do produto.
Com isso, a empresa passa a montar um conjunto de fases estratégicas para acompanhar o cliente nessa jornada.
Landing Page
São páginas que têm como objetivo converter visitantes ou transformá-los em leads.
Justamente por isso, elas trabalham com menos elementos do que uma página tradicional geralmente oferece.
Uma landing page pode desde oferecer e-books gratuitos, assinatura de newsletters até a venda de produtos.
O importante é convidar o usuário a fazer uma ação.
SEO
A sigla para Search Engine Optimization significa otimização para mecanismos de busca.
Compreende uma série de técnicas aplicadas em um site ou blog para aumentar o tráfego orgânico na página.
Assim, as empresas ganham mais autoridade, visibilidade, e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.
CTA
Significa “Call To Action”, ou seja, é um convite a uma ação.
A ideia é levar o consumidor que está acessando seu conteúdo ao próximo passo, que pode ser desde uma forma mais próxima de interação até a realização de uma compra.
Fluxo de Nutrição
É o fluxo de e-mails programados pela empresa para nutrir o relacionamento com o consumidor.
É uma forma de estreitar os laços ao passo que vai despertando cada vez mais o interesse do usuário respeito dos seus produtos ou serviços.
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